A bíblia do marketing digital | Adriana Baggio | Digestivo Cultural

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
>>> PEGADAS DA GÁVEA VAI MOVIMENTAR O BAIRRO DE 26 A 28 DE ABRIL
>>> Ole! Feira Flamenca completa 15 anos com programação especial em SP
>>> Desenhos de Bruno de Abreu sugerem memórias sem linearidade narrativa
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Steve Jobs (1955-2011)
>>> A favor do Brasil, contra a seleção!
>>> Um pequeno retângulo azul
>>> Sangue, Carne e Fritas
>>> Entrevista com Leandro Carvalho
>>> O conto como labirinto em Milton Hatoum
>>> Somos diferentes. E daí?
>>> Free: o futuro dos preços é ser grátis
>>> Bonecas Russas especial
>>> Os Melhores Trailers do Cinema
Mais Recentes
>>> A Namorada Nº 44 De Harry Chess de Mark Barrowcliffe pela Record (2003)
>>> Lirica de Luís de Camões pela Itatiaia (1982)
>>> Orfaos De Haximu de Ines Da Flon - Maria Lucia Da Flon pela Ftd (2010)
>>> Verbi Italiani - Verbos Italianos de Pola Pereira da Cunha pela Marques Saraiva
>>> Mohandas K Gandhi - Minha Vida E Minhas Experiencias Com A Verdade de Gandhi pela Palas Athena (2023)
>>> Um Conto de Fim de Mundo: drama da prostituição infantil 2ª edição. de Júlio Emílio Braz pela Ftd (1995)
>>> Autos da Razão de Israel Quirino pela Astrolábio (2022)
>>> Tá Chovendo Bicho-Preguiça de João Paulo Hergesel pela Telucazu Edições (2021)
>>> Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen pela Martins Fontes (1991)
>>> Eu, Christiane F. 13 Anos, Drogada , Prostituida de Kai Hermann - Horst Rieck pela Circulo do Livro (1987)
>>> O Diário de Márcia Garcês - impacto, reflexão, superação de Márcia Garcês pela Synergia (2011)
>>> Sam Walton - Made in America ( Wal-Mart) de Sam Walton - John Huey pela Campus (2006)
>>> Passeios Através da História - a Luz Antroposofica de Rudolf Lanz pela Antroposófica (2024)
>>> Imperfeitos de Christina Lauren pela Faro Editorial (2022)
>>> Transformers - Optimus em Perigo - Aventuras Transformers 3 de Regina Weyn - John Speirs pela Cedibra (1986)
>>> Historia da Aeronautica - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Preta de Ébano - Ebony Black de Gisela de Castro - Jefferson Batista pela Zucca Books (2021)
>>> Historia da Maquina - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Historia da Fisica - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Historias dos Foguetoes e da Exploraçao do Espaço - Courtlandt Canby de Erik Nitsche pela Livraria Morais (1965)
>>> Revista da Academia Carioca de Letras - edição comemorativa de 90 anos 1926 - 2016 de Vários Autores pela Academia Carioca de Letras (2016)
>>> O Misterioso Rapto de Flor-do-Sereno 10ª edição. de Haroldo Bruno pela Salamandra (1979)
>>> Historias da Biblia 4 Volumes de Abril Cultural pela Abril Cultural (1971)
>>> Espresso Corso di Italiano 1 - Libro dello studente ed esercizi de Luciana Ziglio - Giovanna Rizzo pela Alma Edizioni (2001)
>>> Espresso Corso di Italiano 2 - Libro dello studente ed esercizi de Maria Bali - Giovanna Rizzo pela Alma Edizioni (2002)
COLUNAS

Sexta-feira, 27/11/2009
A bíblia do marketing digital
Adriana Baggio
+ de 5700 Acessos

O e-mail marketing morreu. Hoje é impossível fazer negócios sem estar no Twitter. Se você não tem Facebook, já era. E como anda o seu blogue corporativo?

A gente vive encontrando vários tipos de conselhos sobre como utilizar a internet para os negócios. Na maioria, são um pouco catastróficos. São diversos os do's e os dont's que um gestor precisa aprender. Ok, aprender como, onde e com quem?

Uma alternativa é poder contar com um profissional especialista no assunto, dentro da sua própria equipe ou como prestador de serviços (uma agência de comunicação digital, um consultor etc.). Sua empresa é pequena e você não tem verba para isso? Sem problemas. Tente algum curso rápido, leia os blogues e sites que tratam dessas mídias e estratégias, conheça alguns cases.

Apesar da quantidade de informação disponível, encontrar, sistematizar e saber como aplicar as técnicas aos seus objetivos não é tão fácil assim. Fora isso, tem ainda outros fatores: o fator tempo ― ou você fica no balcão atendendo os clientes, ou fica fuçando no Twitter para descobrir como essa joça funciona, e o fator idade ― salvo exceções, quanto mais velho, mais difícil entender a lógica dessas ferramentas.

Fiquei pensando nisso quando li A bíblia do marketing digital ― Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar (Novatec, 2009, 400 págs.), de Cláudio Torres. Talvez seja muito básico e didático para os experts no assunto, mas é perfeito para quem precisa colocar em prática agora alguma estratégia de mídia digital.

Digamos que o título seja um pouco pretensioso, mas o conceito de "bíblia" serve para ilustrar o que o livro entrega: uma exposição abrangente sobre marketing e publicidade na internet, desde o comportamento do consumidor em relação a este meio até um passo a passo sobre como utilizar blogues, Twitter, AdWords e marketing viral a serviço dos seus negócios.

Como eu disse, talvez não seja um conteúdo que vá fazer brilhar os olhos de quem é especialista nisso. Mesmo assim, aposto que existe muita gente que domina o vocabulário mas carece de fundamentação, de saber como as coisas são de verdade e de onde elas vêm. E aí este ou outros livros podem conferir sustância à superficialidade.

Outro público que pode (e deve) se interessar é o de estudantes. Fico pensando especificamente nos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda que, apesar de usarem as novas tecnologias desde as fraldas, não conseguem pensar um plano de mídia para o Trabalho de Conclusão de Curso que inclua de forma relevante as estratégias e mídias digitais. Para esses, um e-mail marketing é apenas um JPG do anúncio, marketing viral é postar um videozinho nonsense no YouTube.

Seja para o aluno em fase de TCC ou para o empresário que deseja orientações práticas sobre como utilizar as ferramentas de marketing e publicidade na internet, nada melhor que o conteúdo sistematizado do livro. A sistematização traduz ou "mastiga" alguns daqueles conhecimentos que estão na internet, mas que, para o público mais leigo, talvez fossem complicados de compreender e aplicar.

Quer um exemplo? No primeiro capítulo, "A internet e o consumidor", o autor descreve, com os devidos créditos, uma "abstração" sobre o comportamento do consumidor na web. Essa abstração nada mais é do que uma animação disponível no YouTube (veja aqui, legendado em português).

No vídeo, os moradores de uma cidade fictícia passam a produzir e vender o próprio sorvete, incluindo sabores muito exóticos e de pouca procura, mas que atendem a uma demanda antes ignorada pelo mercado. O princípio é: com a internet e a facilidade de produção de conteúdo, o papel do consumidor não é mais o mesmo. E nem o do produtor/vendedor. O que a abstração metaforiza, o livro explica.

Enquanto escrevo este texto, boa parte dos dados estatísticos que o livro apresenta já estão defasados. Mas não se deixe levar pela ansiedade em se manter permanentemente atualizado sobre esse tipo de informação. Os números mudam, os princípios não. Se mudam, o fazem mais lentamente. Nada que você não possa acompanhar da maneira tradicional: lendo, fazendo cursos, observando o mercado. As estatísticas a gente atualiza com as notícias rápidas. Os conteúdos mais consistentes, só com uma atenção mais profunda.

A propósito: o e-mail marketing não morreu, só precisa ser utilizado corretamente. Se você enviar um conteúdo relevante e bem apresentado por e-mail, seguindo as boas práticas, seus clientes vão querer receber.

O Twitter pode ajudar seus negócios, desde que você entenda e respeite a dinâmica da ferramenta e resista à tentação de usá-la para fazer monólogo, como muitas empresas têm feito (mesmo as grandes e famosas).

Se o seu produto/marca tem potencial para a agregação de consumidores em torno de uma comunidade, vale a pena tentar o Facebook.

Quanto ao blogue corporativo, só faça se você estiver com a reputação em ordem e se puder dedicar tempo para alimentá-lo e responder aos comentários dos leitores.

Qualquer dúvida, consulte a bíblia.

Para ir além






Adriana Baggio
Curitiba, 27/11/2009

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Os olhos brancos de Deus de Elisa Andrade Buzzo
02. Paixão: dor e êxtase de Jardel Dias Cavalcanti
03. O Sarrafo de Rennata Airoldi


Mais Adriana Baggio
Mais Acessadas de Adriana Baggio
01. Apresentação - 31/5/1974
02. Maria Antonieta, a última rainha da França - 16/9/2004
03. Dicas para você aparecer no Google - 9/3/2006
04. Ser bom é ótimo, mas ser mau é muito melhor* - 24/4/2003
05. A importância do nome das coisas - 5/5/2005


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Fani Bracher
Fani Bracher
Salamandra
(1994)



Marketing: Conceitos, Exercícios E Casos
Alexndre L. Las Casas
Atlas
(2024)



Securitização e Política de Exceção
Bárbara Vasconcellos de Carvalho Motta
Unesp
(2018)



Miopia
E. Ramos
Jaguatirica
(2014)



Música Fúnebre
Morag Joss
Companhia das Letras
(2003)



Introdução à Sociologia
Pérsio Santos de Oliveira
ática
(2009)



A Procura da Lucidez Em Artaud
Vera Lúcia Felício
Perspectiva
(1996)



Sabores da América 399
Ana María Pavez
Sm
(2013)



De Olho no Dinheiro
Paulo Henrique Amorim
Globo
(1987)



Livro de Bolso Religião Senda de Espinhos
Antônio Lima
Feb
(1987)





busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês