A Jornada de Literatura de Passo Fundo | Marcelo Spalding | Digestivo Cultural

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições | 3ª edição do Festival Vórtice
>>> “Poetas Plurais”, que reúne autores de 5 estados brasileiros, será lançada no Instituto Caleidos
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A TV paga no Brasil
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> Change ― and Positioning
>>> Retrato de corpo inteiro de um tirano comum
>>> Arte e liberdade
>>> Literatura em 2000-2009
>>> Abdominal terceirizado - a fronteira
>>> Entrevista com André Fonseca
>>> O bom crioulo
>>> Canarinho velho e pessimista
Mais Recentes
>>> Portugues passo a passo com pasquale... - pode ser mais fácil do que você pensa 1 de Pasquale Cipro Neto pela Gold (2007)
>>> Livro Biografias Lost on Earth One mans incredible 90,000 km journey from Australia to the Arctic Circle de Steve Crombie pela Macmillan (2010)
>>> A Musa Diluída 252 de Henrique Rodrigues pela Record (2006)
>>> Ébano de Ryszard Kapuscinski pela Companhia Das Letras (2002)
>>> Figuras e Coisas do Carnaval Carioca de Jota Efege pela Funarte (1982)
>>> Coleção 5 Livros Uma Professora Muito Maluquinha + Vito Grandam + Os Meninos Morenos + O Livro das Mágicas de Ziraldo pela Melhoramentos (2014)
>>> Minerals: Description Of Over 600 Minerals From Around The World de Petr Korbel e Milan Novak pela Grange Books Plc (2001)
>>> Suasfinanças.com - Coleção Expo Money de Marcelo Angulo pela Elsevier (2008)
>>> Livro Literatura Estrangeira O Gambito da Rainha de Walter Tevis pela Arqueiro (2021)
>>> Werther 252 de Johann Wolfgang Von Goethe pela Abril Cultural (1971)
>>> A Igreja E Seus Fundamentos de Pastor Frank Damázio pela Boas Novas (1982)
>>> Do Amor E Outros Demônios de Gabriel Garcia Marquez pela Record (2005)
>>> Barba Ensopada De Sangue 252 de Daniel Galera pela Companhia das Letras (2015)
>>> Livro Literatura Estrangeira Um Dia Em Dezembro Duas pessoas. Dez oportunidades. Uma história de amor inesquecível. de Josie Silver pela Bertrand Brasil (2018)
>>> Fisica análise dimensional estática 1 252 de Terezinha Jocelen Masson pela Páginas & Letras (2010)
>>> Livro Resgates - Espírito "Rosemeire" de Nércio Antõnio Alves pela Ateniense (1999)
>>> O Direito Fundamental À Razoável Duração Do Processo de Samuel MIranda Arruda pela Brasília Jurídica (2006)
>>> Pandemonio de Lauren Oliver pela Intrinseca (2013)
>>> Zumbi um grito de Liberdade 252 de Rui de Oliveira pela Sem (1981)
>>> Livro Literatura Estrangeira George Washington The Crossing de Jack E. Levin pela Threshold Editions (2013)
>>> Leituras Do Desejo: O Erotismo No Romance Naturalista Brasileiro de Marcelo Bulhoes pela Edusp (2003)
>>> Casais Inteligentes Enriquecem Juntos Finanças Para Casais de Gustavo Cerbasi pela Gente (2004)
>>> Espaço E Memória Poética Em Carlos Durmmond De Andrade de Tereza Cristina Meireles De Oliveira pela Batel (2019)
>>> Morte e Vida Severina de João Cabral de melo Neto pela Nova Fronteira
>>> Topografia aplicada à engenharia civil 1 252 de Alberto de Campos Borges pela Edgard Blucher (2013)
COLUNAS

Sexta-feira, 2/9/2011
A Jornada de Literatura de Passo Fundo
Marcelo Spalding
+ de 3900 Acessos

Há muitos eventos e instituições que promovem o livro, em geral com o interesse de fomentar o que se chama de economia do livro, ou seja, de vender mais livros. São feiras, salões, bienais, todos muito badalados. Há outros eventos, porém, em que o grande objetivo é fomentar não necessariamente o livro, mas a leitura, a literatura, independente de suporte. As festas literárias são as mais famosas, mas há um desses eventos que é realizado dentro do campus de uma universidade privada do interior do Rio Grande do Sul e nesse ano completou 30 anos, reafirmando sua vitalidade e importância: a Jornada de Literatura de Passo Fundo.

A Jornada surgiu de uma provocação de Josué Guimarães à professora Tânia Rösing, da UPF, no longínquo ano de 1981. Segundo o site do evento, o propósito se manteve nesses 30 anos: "a formação de um leitor que priorize o texto literário, mas que também possa se constituir em um intérprete das linguagens veiculadas em diferentes suportes e das características peculiares das várias manifestações culturais". Na primeira jornada o público era de 750 participantes. Hoje já são mais de 30 mil.

Para os autores convidados, a Jornada é uma grande oportunidade de conviver com grandes artistas contemporâneos, hospedando-se no mesmo hotel e dividindo com eles os mesmos restaurantes. Nesse ano, fui convidado da Jornada, juntando-me a mais de 800 escritores e pesquisadores que, ao longo desses 30 anos, já participaram das Jornadas Nacionais de Literatura, das Jornadinhas e dos demais eventos paralelos que ocorrem durante a movimentação cultural.

Lá em Passo Fundo, além de falar sobre oficinas de criação literária em uma mesa com os mestres Charles Kiefer, Jane Tutilian, Luís Augusto Fischer e Luiz Antonio de Assis Brasil (hoje também Secretário de Cultura do Rio Grande do Sul), conheci poetas como Ignácio de Loyola Brandão e Affonso Romano Sant'Ana, fui apresentado aos confundíveis e excelentes Irmãos Caruso, apertei a mão de Pierre Lévy, vi de perto o assédio ao global Edney Silvestre, além de tomar um inesquecível café da manhã bem em frente a Humberto Gessinger, vocalista do Engenheiros do Hawaii que hoje está arrebentando com Duca numa dupla chamada Pouca Vogal. Ele, naquela manhã, foi meu aliado gremista contra as piadas coloradas de Fischer.

Evidentemente esse convívio se reflete na produção e na divulgação de autores locais, ampliando a importância da Jornada para além dos impressionantes números de público, mídia e venda. Nesse sentido, deve-se reconhecer a acertada opção da Jornada por nomes de peso (Ziraldo e Mauricio de Sousa, por exemplo, são figurinhas carimbadas do evento, sem contar a histórica vinda de Chico Buarque, em 2009), custem o que custarem, opção que causou alguma polêmica em nosso Estado, mas que preserva a intensa e renovada presença da mídia e, por que não, do público.

Outro aspecto interessante da Jornada é o fato de ela ser organizada por uma Universidade, mas sem o ranço de um evento universitário. Com isso, temos a cada edição temas de enorme interesse público, mesas muito bem formadas e a presença de pesquisadores importantes, não tão conhecidos pelo grande público, mas presenças constantes nas bibliografias dos estudiosos de literatura. São pesquidadores, professores universitários, doutores e pós-doutores do Brasil e do exterior.

Nesta 14ª Jornada, que ocorreu em agosto de 2011, estiveram em Passo Fundo nomes como os portugueses Gonçalo Tavares e Tatiana Salem, os argentinos Alberto Manguel e Beatriz Sarlo, os franceses Roger e Anne-Marie Chartier e o tunisiano Pierre Lévy, além dos nacionais Mauricio de Sousa, Ziraldo, Tony Bellotto, Elisa Lucinda, Edney Silvestre, Eliane Brum, Alckmar dos Santos e tantos outros. O tema escolhido atesta a desvinculação do evento com o tal mercado livreiro: "Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias".

O tema, aliás, provocou acalorada discussão justamente na mesa de encerramento, quando o escritor e ensaísta argentino Alberto Manguel discutiu com a editora escocesa Kate Wilson depois que ela apresentou um aplicativo para crianças durante o debate "Formação do Leitor Contemporâneo". Segundo release da própria Jornada, após a editora mostrar um aplicativo interativo da Cinderela, Manguel pediu a palavra e falou, enfaticamente: "Eu não sabia que faria parte dessa discussão a deformação do leitor defendida com argumentos comerciais, de vender este ou aquele produto. O livro não é um produto comercial. É nocivo que uma crianças de 3 ou 4 anos seja introduzida à leitura dessa forma, aprendendo a ler na tela."

Kate, depois de recitar um poema de William Blake e dizer que também gostava de literatura, disse: "Eu não me importo com o que as crianças leem, contanto que elas leiam e tenham prazer. Isso as torna melhores." Mais tarde, ela acrescentaria que "hoje, quando as crianças passam tanto tempo em frente às telas, é preciso criar literatura para essa plataforma."

Além da Jornada, desde 2001 ocorre também a Jornadinha, já em sua sexta edição. A Jornadinha, segundo o site do evento, "oferece aos leitores a oportunidade de interagir com os autores e conhecer mais sobre suas obras, por meio de conversas com escritores, contação de histórias, feira de livros, sessões de autógrafos e espetáculos teatrais e musicais. Propõe ainda uma reflexão sobre o processo de aprendizado, leitura e interconexões em face do crescimento da utilização de novas ferramentas tecnológicas, em uma sociedade que cada vez mais se comunica e transmite informações em rede."

Bienal, a Jornada só volta a acontecer em 2013, mas fica a sugestão para que outras universidades conheçam esse fantástico projeto de promoção da LEITURA e abram suas portas para eventos comunitários como esse.


Marcelo Spalding
Porto Alegre, 2/9/2011

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Tempo de nebulosas de Elisa Andrade Buzzo
02. Seis anos em seis meses de Rafael Rodrigues
03. Um defeito de cor, um acerto de contas de Marcelo Spalding


Mais Marcelo Spalding
Mais Acessadas de Marcelo Spalding em 2011
01. História da leitura (I): as tábuas da lei e o rolo - 25/2/2011
02. História da leitura (II): o códice medieval - 18/3/2011
03. História da leitura (III): a imprensa de Gutenberg - 1/4/2011
04. O certo e o errado no ensino da Língua Portuguesa - 3/6/2011
05. A História de Alice no País das Maravilhas - 29/7/2011


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Coala Mentiroso
Nuria Hervada
Sm



Fortaleza Negra a Chegada da Nova Era
Kel Costa
Jangada
(2014)



O Oitavo Selo - Quase Romance
Heloisa Seixas
Cosac & Naify
(2014)



Livro Literatura Estrangeira A Retornada
Donatella Di Pietrantonio
Tag / Faro Editorial
(2019)



Livro Literatura Estrangeira O Prêmio
Irving Wallace
Record
(1963)



Macroeconomics
John Lindauer
Claremont-Howard
(1980)



Bazar de 0, 95
Geno Díaz
Editorial Galerna
(1984)



Livro Poesia Cem Poemas de Amor e uma Canção Despreocupada
Fausto Wolff
Bertrand Brasil
(2000)



Conexões - Deleuze e Vida e Fabulação e...
Orgs. Antonio Carlos Amorim, Davina Marques, Susana Oliveira Dias
Alb
(2011)



Do Princípio da Arte e de Sua Destinação Social
Pierre Jose Proudhon
Autores Associados
(2009)





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês